Você usa o seu notebook em lugares públicos com segurança?

Aprenda a preservar seus dados e arquivos pessoais quando estiver fora de casa

Publicado em 03/08/2016
Você usa o seu notebook em lugares públicos com segurança?

É cada vez mais comum o hábito de trabalhar com o notebook em cafés, bibliotecas e coworkings. Consequentemente, os dados pessoais e arquivos das máquinas acabam ficando expostos. Por isso, tome bastante cuidado. O site da revista Exame deu algumas dicas de segurança para você usar o seu aparelho sem se preocupar:

Não esqueça a senha

Crie uma senha forte, escolhendo três palavras aleatórias, como "raio", "âncora" e "planeta". Colocando­-as juntas e incluindo letras maiúsculas, um símbolo e um número, obtemos algo assim: "Raio!ancorAplaneta4". Para ajudar a memorizar, adicione uma sigla que esteja relacionada ao serviço: "Raio!ancorAplaneta4FB", no caso do Facebook.

Em aparelhos da Samsung, existem opções de senhas chamadas Touchpad Logon, que permitem que o usuário desbloqueie o notebook por meio de um desenho em uma matriz de pontos.

Diminua o brilho da tela

Para evitar que as pessoas fiquem espionando o que você está fazendo, uma ótima dica é diminuir o brilho da tela.

Cuidado com o Wi­-Fi

O mais comum é que o usuário se conecte a qualquer rede sem fio que esteja disponível. Mas, cuidado! Não habilite a opção de compartilhar pastas e arquivos na rede. "Em casa, a gente acessa impressora e outros aparelhos. Na rua, normalmente não fazemos isso, então, não tem por que habilitar esse recurso", ensina Luciano Beraldo, gerente de produto da divisão de notebooks da Samsung Brasil. E não se esqueça: transações bancárias não devem ser realizadas em redes Wi-Fi públicas.

Câmera e microfone

Você já viu como Mark Zuckerberg bloqueia hackers do seu notebook, não é mesmo? Uma técnica simples de vedar o microfone e a webcam com uma fita adesiva pode proteger o seu aparelho de alguma invasão. 

Já para quem tem um computador Samsung, existe um atalho interessante: "Com um vírus ou malware, alguma pessoa pode estar ouvindo você ou tirando fotos sem que você perceba. O atalho nos notebooks da Samsung que resolve isso é o Fn+F11. Para voltar a habilitar esses recursos, a pessoa precisa estar fisicamente na frente do notebook", finaliza Beraldo.