Site revela se a sua senha vazou para que você troque

Aprenda como verificar se a sua segurança está sob ameaça

Publicado em 24/11/2017
site minhasenha.com

Para quem se preocupa com segurança na rede, o site Minha Senha pesquisa automaticamente e revela se alguma senha ligada ao seu endereço de e-mail foi vazada na internet. E dá para ficar por dentro de tudo: senhas e logins em outros serviços em que você se cadastrou com a mesma ID (identidade). 

A plataforma foi lançada este mês pela empresa de monitoramento de riscos digitais brasileira Axur, que atende 15 das 20 maiores empresas do varejo do país. Por meio dela, os usuários são informados para que efetuem a troca imediata de senha.

Como usar o minhasenha.com?

Acessar o Minha Senha é simples: informe o seu endereço de e-mail para descobrir se alguma senha ligada a ele foi revelada. A informação é enviada diretamente para o seu endereço eletrônico, o que impede que terceiros a descubram por acaso. 

No entanto, o site não informa os endereços de origem, apenas a senha que circula na web, relacionada ao e-mail. Isso acontece porque muitos vazamentos não foram assumidos oficialmente pelos serviços comprometidos.

Além disso, no Brasil não existe uma legislação que obrigue empresas a revelar que sofreram ataques, roubos de dados ou tiveram informações vazadas. Dessa forma, ao divulgar dados sobre terceiros, a empresa poderia sofrer danos jurídicos. 

Foto: Divulgação