Quais são as vantagens do ultrabook?

Em relação ao notebook, ele costuma apresentar um processamento melhor e uma das principais diferenças é a sua memória SSD

Publicado em 06/08/2015

O notebook mudou a nossa forma de usar o computador, graças a facilidade de transporte da máquina, praticidade e autonomia de energia. Porém ele enfrenta uma grande concorrência grande do ultrabook, versão mais fina e leve, e com maior autonomia de bateria.

Veja quais são as vantagens do ultrabook em relação aos seus concorrentes.

Processamento

O diferencial dos denominados ultrabooks, já de início, é seu processador. Desde o início, e até hoje, é fabricado somente pela Intel, desenvolvidos a partir da 3ª geração em diante visando a alta velocidade e baixo consumo de energia.

Armazenamento 

O armazenamento é outro ponto que faz do ultrabook sua identidade. Além de seu HDD (Hard Disk Drive), a máquina dispõe de uma memória SSD de até 32GB baseada em memória flash e que trabalha em função da memória cache no dispositivo. Isso significa que ela proporciona um tempo de resposta de 0 a 3 segundos na execução de tarefas como iniciar o sistema, retornar após hibernado, abrir, maximizar, minimizar e fechar janelas e programas em execução, além de transferência de arquivos de um outro dispositivo para ele. Ou seja, o ultrabook é muito mais rápido.

Áudio e vídeo

Claro que tamanha potência não deve deixar o desempenho gráfico de lado, por isso a Intel aposta firme no desenvolvimento de suas placas gráficas de última geração. Estas proporcionam resolução de imagem de até 1080p, que mesmo sendo executada em um monitor ou TV de maiores polegadas, ainda assim não afetam a autonomia da bateria. 

Alguns modelos, como a série Aspire M da Acer, disponibilizam um sistema de som Dolby Home Theacher V4, que trás um som digital de alta qualidade sem quaisquer ruídos ou distorção mesmo usando o volume máximo.

Memória RAM 

Os pentes de memória RAM para processadores da 3ª e 4ª geração ainda são os mesmos utilizadas nos notebooks convencionais de 1333MHz, podendo chegar até 1800MHz nas gerações atuais. No entanto, a manutenção, caso necessite substituir esse dispositivo, ainda é acessível.

Bateria de longa duração 

Um notebook tradicional oferece uma autonomia de bateria de até 3 horas quando o dispositivo está ligado sem estar executando nenhuma tarefa, e 2 horas quando trabalhando com várias janelas abertas, executando vídeos ou programas mais pesados. Já o ultrabook consegue permanecer ligado por até 8 horas sem executar tarefas, e de 5 a 6 horas em uso. Em modo de espera ele suporta até sete dias ativo.

Ultrabook vs Tablet 

Nos tablets da Microsoft a Intel disponibiliza processadores de baixa voltagem com um bom desempenho para o segmento. A relação do ultrabook com o tablet torna cada vez mais semelhante, e começou devido por causa de alguns detalhes, como por exemplo o tempo de inicialização de 0 a 3 segundos que ambos possuem. Além disso os dois dispositivos executam grande quantidade de tarefas ao mesmo tempo com o mesmo desempenho, têm maior autonomia da bateria. Por fim, outra semelhança é o touchscreen, normal nos tablets mas que também já chegam com os ultrabooks mais modernos - alguns inclusivo dispõe de telas totalmente removíveis, que faz seu computador virar um tablet.

Ultrabook ou Notebook 

Depois de tantas informações realmente tentadoras, é fácil preferirmos um ultrabook ao notebook, porém você deve ficar atento na hora do investimento. Os ultrabooks são mais caros e existem notebooks no mercado que, para serem mais competitivos, também sendo lançados com memórias SSD, e na maioria das vezes conseguem ser até melhores do que um ultrabook mais simples. No entanto, os ultrabooks estão baixando o preço, portanto vale pesquisar e analisar qual é a melhor opção.