Guia de notebook: PORTÁTEIS

Leveza e mobilidade são as palavras-chave para quem procura por notebooks desta categoria. Você ainda pode encontrar modelos que

Publicado em 13/05/2015

O notebook é por essência um computador portátil, portanto ele já possibilita que você o transporte com facilidade, mas existem modelos que são planejados para atender ainda melhor às suas necessidades.

Se você é do tipo que viaja muito com seu notebook ou precisa se locomover muito com ele por causa do trabalho, fique de olho nas dicas que vamos dar.

Tela menor
A maior parte dos notebooks hoje possuem tela no tamanho de 14 polegadas, mas a tendência é surgirem cada vez mais opções com telas maiores para quem gosta de assistir filmes e séries nele ou mexer com imagens e vídeos. E é inevitável, quanto maior a tela, mais pesado e difícil de transportar a máquina. Portanto, se busca mobilidade, um notebook com uma tela menor pode ser exatamente o que você precisa. 

Abaixo do tamanho de 14 polegadas, existem os famosos netbooks - máquinas menores e mais baratas - que chegam a ter telas de 7 polegadas. No entanto, elas também costumam ter configurações básicas e não são muito potentes. 

Ultrabooks
A tela menor, e consequentemente um teclado menor, não é para todo mundo. E se você precisa de um computador mais fácil de transportar, mas não gosta dos netbooks, ou precisa de um dispositivo mais potente, pode escolher um ultrabook. 

Os aparelhos foram desenvolvidos pela Intel, portanto seus processadores são da mesma empresa. A linha tem como característica principal apresentar máquinas mais finas e leves que as tradicionais, mas também com configurações avançadas para suportar softwares que exigem boa performance do aparelho. Por isso, os ultrabooks costumam apresentar preços de compra mais elevados.

MacBooks
Os ultrabooks surgiram para competir com a Apple no quesito alta performance e ao mesmo tempo leves e compactas. A desvantagem dos MacBooks é o preço alto no Brasil, muito mais do que os concorrentes, mas eles apresentam máquinas muito potentes aliadas à leveza do produto e alta duração de bateria. 

Se optar por um Mac, pode escolher entre o Macbook Air ou o MacBook Pro. O primeiro é mais barato, possui telas de 11 e 13 polegadas, portanto bem mais leve. Já o MacBook Pro tem telas de até 15 polegadas, favorecendo quem trabalha com vídeos e imagens.