Google inaugura centro de armazenamento de dados no Brasil

Essa é a primeira locação da plataforma na América Latina

Publicado em 20/09/2017
Logo Google dentro da nuvem

O Google anunciou nesta terça-feira (19) o lançamento de seu novo centro de armazenamento de dados em São Paulo. Chamado pela empresa de região de cloud, o data center também atenderá clientes no Chile e na Argentina. A unidade brasileira é uma das 12 que o Google tem espalhadas pelo mundo.

A instalação de um GCP em São Paulo poderá reduzir o tempo de resposta de uma informação em até 95%. Atualmente, os dados dos clientes brasileiros são armazenados em um data center nos Estados Unidos. 

A infraestrutura está dividida em três zonas de São Paulo e oferece serviços de Storage, Networking, Big Data e Compute. Segundo a empresa, o cliente pode combinar qualquer um dos serviços implantados em São Paulo com demais serviços do Google Cloud Platform em todo o mundo, como Cloud Spanner, BigQuery e Prevenção de Perda de Dados.

Para a construção da rede global, a empresa investiu nos últimos três anos cerca de 30 bilhões de dólares. Com a inauguração da unidade, a plataforma de nuvem do Google integra 12 regiões, 36 zonas e mais de 100 pontos de presença.

"Para estruturar e atender a região, dobramos o número de funcionários e triplicamos o número de parceiros locais.O potencial aqui no Brasil e na América Latina é muito grande", afirmou o diretor de GCP no Brasil, Fábrio Andreotti, ao site do jornal Extra

O lançamento do Google Cloud no Brasil acontece com clientes como Movile, Dotz, Easy Taxi, Contabilizei, Movida, SulAmérica, Jusbrasil, Sascar e Uol Diveo.

Foto: Divulgação/Google