Facebook vai lançar o aguardado botão de 'não curtir'

Mecanismo já está em fase de teste com usuários americanos

Publicado em 09/02/2018
Botão de 'não curtir' do Facebook

Tudo indica que o Facebook vai lançar um dos recursos mais aguardados pelos internautas: o botão de "não curtir". A rede social já iniciou os testes com grupos de usuário, que se anteciparam, divulgando a novidade no Twitter.

Em inglês, o "não curtir" aparece com outra expressão: "downvote" ("repudiar", em tradução livre) e aparece apenas na seção de comentários de posts públicos.

Um porta-voz do Facebook confirmou os testes do novo mecanismo ao portal TechCrunch, porém quis aliviar a repercussão da novidade. Ele disse que o dispositivo não significa desaprovação, mas apenas um  feedback rápido sobre o conteúdo publicado na rede. 

No entanto, em  2015, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou por que a empresa resistia à ideia de um simples botão "não curtir". "Nós não queremos transformar o Facebook em um fórum em que as pessoas ficam votando contra ou a favor dos posts uns dos outros. Essa não parece ser o tipo de comunidade que queremos criar", disse o executivo.

Atualmente, o botão é algo escondido na rede social. É uma forma de comunicar o próprio Facebook que você acredita que o conteúdo publicado é ofensivo ou enganoso. 

De acordo com o Facebook, o botão de "não curtir" está em teste com usuários dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação/Pinterest