Como salvar o computador após derramar líquidos

Confira algumas dicas para evitar danos maiores ao aparelho

Publicado em 29/06/2016

Nesse exato momento você derrubou um café no seu computador? Então seja rápido e desligue o aparelho, inclusive da tomada. Desconecte também todos os outros dispositivos periféricos - HD externo, mouse e fones de ouvido, por exemplo. 

Segundo informações do G1, para evitar que o líquido entre no interior da máquina, vire-e seque o excesso. Retire apenas as peças removíveis, como a bateria. Mas não force nenhuma peça.

Remova os restos de líquido com um algodão com álcool. Não use acetona, pois pode danificar os componentes plásticos. Deixe o computador secar naturalmente, de 24 a 48 horas - e com a tela levantada, para facilitar a circulação do ar.

Outra alternativa é secar com ar morno, usando um aparelho desumidificador, mas evite o secador de cabelos. Depois disso, recoloque as peças que você retirou do laptop. Então pode ligar.
 
Mais dicas

Outro truque já utilizado por usuários de smartphones é colocar o equipamento no meio do arroz cru. Porém, o seguro mesmo é deixar em um lugar quente e seco até que você possa levar o equipamento para o conserto.

Atenção: se o notebook estiver na garantia, o ideal é solicitar a assistência técnica autorizada. Não tente desmontar o computador, pois a situação pode piorar.

Foto: Divulgação/Pixabay