Como mudar o endereço MAC da placa de rede no Windows

Recurso resolve diversos problemas causados pelo endereçamento da sua placa de rede

Postado em Dicas, Guias em

Quem estuda tecnologia da informação, redes ou apenas é um "fuçador" que aprendeu a configurar uma rede sozinho, sabe que o endereço MAC é uma chave mais importante do assunto, afinal é utilizado para identificar a placa de rede do computador, e também para poder controlar acesso da máquina em uma rede.

Alguns problemas durante uma configuração de rede são causados justamente pelo endereço MAC estar registrado na placa do computador, mas o que muitos não sabem é que esse endereço pode ser modificado e os problemas encontrados passam a ser solucionados. Por isso trouxemos duas maneiras de você pode usar para modificar seu endereço: como editor de registro do Windows e pelo Gerenciador de Dispositivos do Sistema. 

Usando o editor de registro do Windows

Passo 1

Para começarmos, é necessário ter em mãos o endereço MAC registrado na placa de rede do seu computador. Para consultar, você deve acessar o "Prompt de Comando" pressionando as teclas Windows + R, e na barra de pesquisa da janela "Executar", que abrirá, digite as letras "cmd".  

Você também pode abrir o "Prompt de Comando" clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar do Windows, e logo em seguida clicando em "Prompt de Comando".

Passo 2 

Com a janela de comandos aberta, digite o comando "ipconfig -all" (sem aspas), e pressione a tecla "enter". Na tela aparecerá todos os adaptadores que você possuir instalado em sua máquina. Encontre o adaptador que você deseja alterar o endereço MAC e anote a descrição dele.

Passo 3

Na mesma tela que você pesquisou a descrição do seu adaptador, digite o comando "net config rdr" e pressione a tecla enter novamente. Dentre as informações exibidas, anote o código de identificação do seu adaptador que se encontra entre colchetes abaixo da opção "Estação de trabalho ativa em".

Passo 4

Depois de anotado o endereço MAC e a descrição do seu adaptador, abra o editor de registro do Windows pressionando a tecla Windows + R, digitando na busca da janela executar o comando "regedit" e pressionando a tecla "enter".

Passo 5

Com a janela do editor de registro aberta, clique sequencialmente as seguintes pastas do lado esquerdo do editor:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Passo 6

Dentro da pasta "{4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}", abra cada uma das subpastas existentes até que consiga localizar no canto direito da tela as chaves "DriverDesc" e "NetCfgInstanceld".

É importante lembrar que as duas chaves deve conter as mesmas informações anotadas dentro do "Prompt de Comando".

Passo 7

Na subpasta do lado esquerdo, onde foram localizadas as duas chaves com os valores correspondentes, clique com o botão direito do mouse sobre elas e vá até "Novo → Valor da cadeia de caracteres".

 

Passo 8

Na janela "Editar Cadeia de Caracteres", em "Nome do Valor", insira "NetworkAddress", e na opção "Dados do Valor" insira o endereço MAC desejado e clique em OK. O endereço escolhido deve conter obrigatoriamente uma combinação alfanumérica de 12 dígitos sem pontos.

Passo 9

Reinicie o computador para que todas as alterações tenham sucesso. Abra o "Prompt de Comando" novamente, digite "ipconfig -all" e pressione enter. O novo endereço MAC criado será exibido a esquerda do título "Endereço Físico".

Usando o Gerenciador de dispositivos 

Esse método é mais apropriado para quem não tem muita vivência com computadores e é mais didático a ponto de aprender com facilidade. 

Passo 1

Clique com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar do Windows e vá até "Gerenciador de Dispositivos".

Passo 2

Com a janela do gerenciador aberta, abra a opção "Adaptadores de Rede" e clique com o  botão direito do mouse no adaptador que deseja alterar o endereço do MAC. No menu exibido selecione "Propriedades".

Passo 3 

Na janela de "Propriedades" do adaptador, clique na aba "Avançado" e encontre/selecione o item "Endereço Administrativo Localmente" ou em alguns casos ele chama "Endereço de Rede". Após selecionar o item, do lado esquerdo da propriedade na opção "Valor", insira o endereço MAC desejado seguindo obrigatoriamente 12 caracteres com valores alfanuméricos e sem pontos. Clique em no botão "OK" e reinicie o computador para as alterações obterem sucesso. 

Passo 4

Abra o "Prompt de Comando", digite "ipconfig -all" Abra o "Prompt de Comando" novamente, digite "ipconfig -all" e pressione enter. Confira se o novo endereço MAC criado será exibido a esquerda do título "Endereço Físico".

Vale lembrar que nem todas as placas de rede permitem que o endereço MAC será alterado. No entanto, se com esses dois passos você não conseguir fazer a alteração, verifique no manual de sua placa os procedimentos corretos, ou contate o fabricante para obter informações sobre a configuração da placa.

MeuProximoNotebook.com.br

Grupo de Ofertas

Meu Próximo Notebook é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o site de Meu Próximo Notebook e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de meuproximonotebook.com.br