Como mudar o endereço MAC da placa de rede no Windows

Recurso resolve diversos problemas causados pelo endereçamento da sua placa de rede

Publicado em 26/12/2015

Quem estuda tecnologia da informação, redes ou apenas é um "fuçador" que aprendeu a configurar uma rede sozinho, sabe que o endereço MAC é uma chave mais importante do assunto, afinal é utilizado para identificar a placa de rede do computador, e também para poder controlar acesso da máquina em uma rede.

Alguns problemas durante uma configuração de rede são causados justamente pelo endereço MAC estar registrado na placa do computador, mas o que muitos não sabem é que esse endereço pode ser modificado e os problemas encontrados passam a ser solucionados. Por isso trouxemos duas maneiras de você pode usar para modificar seu endereço: como editor de registro do Windows e pelo Gerenciador de Dispositivos do Sistema. 

Usando o editor de registro do Windows

Passo 1

Para começarmos, é necessário ter em mãos o endereço MAC registrado na placa de rede do seu computador. Para consultar, você deve acessar o "Prompt de Comando" pressionando as teclas Windows + R, e na barra de pesquisa da janela "Executar", que abrirá, digite as letras "cmd".  

Você também pode abrir o "Prompt de Comando" clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar do Windows, e logo em seguida clicando em "Prompt de Comando".

Passo 2 

Com a janela de comandos aberta, digite o comando "ipconfig -all" (sem aspas), e pressione a tecla "enter". Na tela aparecerá todos os adaptadores que você possuir instalado em sua máquina. Encontre o adaptador que você deseja alterar o endereço MAC e anote a descrição dele.

Passo 3

Na mesma tela que você pesquisou a descrição do seu adaptador, digite o comando "net config rdr" e pressione a tecla enter novamente. Dentre as informações exibidas, anote o código de identificação do seu adaptador que se encontra entre colchetes abaixo da opção "Estação de trabalho ativa em".

Passo 4

Depois de anotado o endereço MAC e a descrição do seu adaptador, abra o editor de registro do Windows pressionando a tecla Windows + R, digitando na busca da janela executar o comando "regedit" e pressionando a tecla "enter".

Passo 5

Com a janela do editor de registro aberta, clique sequencialmente as seguintes pastas do lado esquerdo do editor:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Passo 6

Dentro da pasta "{4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}", abra cada uma das subpastas existentes até que consiga localizar no canto direito da tela as chaves "DriverDesc" e "NetCfgInstanceld".

É importante lembrar que as duas chaves deve conter as mesmas informações anotadas dentro do "Prompt de Comando".

Passo 7

Na subpasta do lado esquerdo, onde foram localizadas as duas chaves com os valores correspondentes, clique com o botão direito do mouse sobre elas e vá até "Novo → Valor da cadeia de caracteres".

 

Passo 8

Na janela "Editar Cadeia de Caracteres", em "Nome do Valor", insira "NetworkAddress", e na opção "Dados do Valor" insira o endereço MAC desejado e clique em OK. O endereço escolhido deve conter obrigatoriamente uma combinação alfanumérica de 12 dígitos sem pontos.

Passo 9

Reinicie o computador para que todas as alterações tenham sucesso. Abra o "Prompt de Comando" novamente, digite "ipconfig -all" e pressione enter. O novo endereço MAC criado será exibido a esquerda do título "Endereço Físico".

Usando o Gerenciador de dispositivos 

Esse método é mais apropriado para quem não tem muita vivência com computadores e é mais didático a ponto de aprender com facilidade. 

Passo 1

Clique com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar do Windows e vá até "Gerenciador de Dispositivos".

Passo 2

Com a janela do gerenciador aberta, abra a opção "Adaptadores de Rede" e clique com o  botão direito do mouse no adaptador que deseja alterar o endereço do MAC. No menu exibido selecione "Propriedades".

Passo 3 

Na janela de "Propriedades" do adaptador, clique na aba "Avançado" e encontre/selecione o item "Endereço Administrativo Localmente" ou em alguns casos ele chama "Endereço de Rede". Após selecionar o item, do lado esquerdo da propriedade na opção "Valor", insira o endereço MAC desejado seguindo obrigatoriamente 12 caracteres com valores alfanuméricos e sem pontos. Clique em no botão "OK" e reinicie o computador para as alterações obterem sucesso. 

Passo 4

Abra o "Prompt de Comando", digite "ipconfig -all" Abra o "Prompt de Comando" novamente, digite "ipconfig -all" e pressione enter. Confira se o novo endereço MAC criado será exibido a esquerda do título "Endereço Físico".

Vale lembrar que nem todas as placas de rede permitem que o endereço MAC será alterado. No entanto, se com esses dois passos você não conseguir fazer a alteração, verifique no manual de sua placa os procedimentos corretos, ou contate o fabricante para obter informações sobre a configuração da placa.