Cientistas desenvolvem conexão 50 mil vezes mais veloz que banda larga

Taxa de transferência de dados chega a 1.125 tera por segundo

Publicado em 18/02/2016

Um grupo de pesquisadores da UCL (University College London) bateu um novo recorde na busca por alta velocidade na conexão de internet transmitida através de cabo óptico digital. Eles alcançaram 1.125 terabyte por segundo, o que equivale a 50 mil vezes a velocidade de uma conexão banda larga de 24 mega no Reino Unido. 

O pesquisador Robert Maher, um dos chefes responsáveis pelo projeto afirma: "Enquanto alguns sistemas comerciais de transmissão óptica atual são capazes de receber taxas de dados a 100 giga por segundo (Gb/s), estamos trabalhando com equipamentos sofisticados em nosso laboratório para projetar os sistemas de próxima geração que podem lidar com sinais a taxas acima de 1 tera por segundo". Ele ainda diz que essa velocidade permite o download de todas as séries de Game of Thrones com resolução HD em apenas 1 segundo.

A intenção do projeto é melhorar a qualidade do sinal óptico para suportar o alto fluxo de serviços em nuvens. Os pesquisadores conectaram transistores e receptores de alto desempenho uns aos outros, formando um super canal para atingir a taxa máxima de dados. Agora, eles pretendem medir as taxas alcançadas em cenários de longa distância.