Aprenda a escolher um bom antivírus para o seu computador

Busque informações seguras com usuários e empresas especializadas

Publicado em 22/06/2017
Aprenda a escolher um bom antivírus para o seu computador

Após o ataque de escala global do vírus WannaCry, muitas pessoas passaram a repensar sobre a segurança dos seus computadores. A instalação de um bom antivírus no seu equipamento, seja pago ou gratuito, é extremamente necessária para proteger a sua máquina de malwares que operem uma série de golpes que quase sempre causam prejuízo financeiro. Confira algumas dicas fornecidas pelo site Olhar Digital e escolha um antivírus de qualidade:

Pago ou grátis?

Na maioria dos casos os antivírus grátis são suficientes para PCs de usuários comuns. Os pagos, porém, oferecem recursos específicos que atendem demandas dos mais exigentes. O diferencial são os modos pontuais que o programa trabalha contra os ransomwares, proxy maliciosos, VPNs e carteira de senhas.

Nome confiável

Mais importante que o preço é a confiabilidade. Escolha antivírus de empresas sempre ativas em pesquisas e por dentro de todos os assuntos de segurança, vazamentos e falhas exploradas por hackers. É a mesma pesquisa que você faz quando vai comprar um carro ou um eletrônico. 

Software falso

Não procure soluções fáceis, faça uma pesquisa aprofundada e vá direto ao site do fabricante. Antivírus falsos estão pipocando na rede. Por isso, compartilhe as suas dúvidas em fóruns ou comunidades, a fim de trocar informações com outros usuários.

Referência de Institutos terceiros

Para ter ainda mais informações sobre os antivírus escolhidos, acesse os sites de instituições como av-test e av-comparatives. Essas empresas fazem a análise de softwares de vários fabricantes e fornecem relatório sobre nível de proteção, performance e usabilidade.

Atualização

Não esqueça de renovar as licenças do anti-malware e vacinas para combater os vírus que vão surgindo ao longo do tempo. Ameaças evoluem todos os dias, por isso não tem como lutar contra o vírus de hoje com armas do passado. Além disso, atualize sempre o sistema operacional da máquina.

Foto: Divulgação